Notícias

CREAS de Terra Boa atende cerca de 50 famílias em situação de vulnerabilidade social

Há oito meses a Prefeitura Municipal de Terra Boa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou a estrutura do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O prédio foi totalmente reformado e adaptado para atender à demanda da população e dos trabalhadores da Assistência Social.

O CREAS, que fica localizado na rua Arthur Bernardes, número 250, entre o CMEI Criança Feliz e a Biblioteca Cidadã, é uma unidade pública da Assistência Social que atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Recebem atendimentos psicossociais crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e suas famílias vivendo situações de ameaças e violações de direitos. Há casos de abandono, de violência física, violência psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, pessoas em situação de rua, em situação de trabalho infantil e outras formas de violações dos direitos humanos. O CREAS atende ainda adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de prestação e serviços à comunidade.

Segundo Cristiane Borba de Oliveira, psicóloga e coordenadora do CREAS de Terra Boa, “O CREAS articula também a rede de proteção e cuidado as famílias de crianças e adolescentes no município que apresentam vulnerabilidades diversas, temos entre quinze a vinte profissionais, entre técnicos, psicólogos, professores, assistentes sociais, pedagogos, enfermeiros, agentes de saúde e outros que se reúnem mensalmente. Nas reuniões as demandas são levantadas e os casos são encaminhados para intervenção. Já estamos na 11° reunião da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. A missão do CREAS é planejar ações de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. Temos situações de média e alta complexidade”, explica a psicóloga.

É importante não confundir os serviços: o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Terra Boa atua em serviços sociais básicos, como combate à fome através de distribuição e cestas básicas, cadastro de famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social, cadastro de BPC (Benefício de Prestação Continuada) entre outros. “O CREAS trabalha em situações onde os direitos já estão violados, ou seja, o problema já está instalado. Nós somos o órgão de defesa das pessoas e famílias que estão em situação de violação de direitos já instalados”, esclarece Cristiane. “Fazemos ações de intervenções junto as famílias, e quando isso não surte efeito, então acionamos o Ministério Público”.

O número de atendimentos do CREAS aumenta a cada mês. Hoje são cerca de 50 famílias acompanhadas pela Rede de Proteção Social Especial. Os casos geralmente são encaminhados pelo Conselho Tutelar e pela rede de atendimento, mas há casos de demanda espontânea, pessoas que nos procuram na unidade ou canais de denúncias. São casos de negligência, abandono e violência contra crianças e idosos, mulheres, adolescentes e pessoas com deficiência. “Fazemos a escuta especializada em que psicólogos atuam nos casos de violência. Também temos o serviço de direcionamento para o Advogado Dativo, ou seja, a assistência jurídica gratuita e a procura é muito grande”, diz Cristiane.

Crianças que sofrem abusos sexuais recebem todo o acompanhamento psicológico e psiquiátrico se necessário, além do sistema manter o agressor afastado da vítima. Há casos de crianças negligenciadas por suas famílias. Terra Boa conta com o serviço de Família Acolhedora, um programa em que famílias são habilitadas a receber crianças e adolescentes que foram retiradas judicialmente de suas famílias por situações de risco e atualmente três crianças estão sob esses cuidados. Os técnicos do CREAS também atendem à demanda da Casa Lar Pequeno Príncipe, com três crianças protegida no momento.

O CREAS já fazia um trabalho atuante, sendo sediado anteriormente na Secretaria Municipal da Assistência Social no Paço Municipal. Atualmente todos os seus serviços estão regulamentados na unidade da Rua Arthur Bernardes, o que ajuda a ampliar a demanda de serviços e atendimentos. O telefone direto para contato (44) 3641-8038, ligação gratuita 0800 115 7700 (ramal 540) ou o celular da unidade com WhatsApp (44) 98455-7760.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Skip to content