Hino

HINO
Letra e Hino: Professor José Quintino da Silva

Como o sol que desponta fulgente
Para dar luz ao amanhecer
Tu surgiste da imensa floresta
Para bela e pujante crescer
Terra Boa, este nome que ostentas,
Nos revela teu nobre valor…
Teu passado legou-nos pra sempre
A herança da paz e do amor.

Estribilho

Salve, Salve, Terra Boa!
Quem te viu não esquece jamais
Tuas matas verdejantes
E os teus imensos cafezais
Salve, Salve, Terra amada
És a flor mais formosa que há
És a estrela mais brilhante,
Neste céu azul do Paraná.

Hoje buscas vibrante o futuro
Na imponência do teu povo audaz
Trilhas firme teus novos caminhos
Que o trabalho a riqueza traz
Trabalhemos com fé e esperança
Só assim o progresso virá,
Para a tua glória, Terra Boa,
Para o orgulho do teu Paraná.

JUSTIFICATIVA HINO DO MUNICÍPIO

1º ESTROFE
O autor compara o surgimento do lugar, com o sol que nasce cheio de energia, iluminado as manhãs. Assim foi a cidade no seu início, com a chegada dos pioneiros, a derrubada das matas, o plantio do café e de cereais, naquele solo fértil, razão deste nome honroso que Terra Boa tem hoje e que foi dado àquele pequeno lugar que emergia daquela floresta imensa. Era um fervilhar de pessoas vindas de todas as partes do Paraná e do Brasil; e Terra Boa crescia tão depressa, que em curtíssimo espaço de tempo, passava à categoria de Município.
Todo este progresso se deu graças ao trabalho árduo e à dedicação daquele povo simples e humilde, que nos deixou como a fé, a verdade, a paz e o amor.

ESTRIBILHO
O autor refere ao passado de Terra Boa abordando os aspectos ecológicos, no verso que diz: “Tuas matas verdejantes…”, pois quem passou por aqui, jamais esquecerá a riqueza da fauna e a grande variedade da flora dessa região naquela época. Também teve a oportunidade de ver este lugar após a colonização, vai recordar sempre com saudade dos cafezais exuberantes que cobriam esta terra.
Também no estribilho, o autor faz uma homenagem a esta querida Terra Boa, chamando-a de “a flor mais formosa” e “a estrela mais brilhante” do Estado do Paraná

2º ESTROFE
O autor aborda os aspectos atuais, com a nossa cidade já na fase adulta, caminhando a passos largos em direção ao futuro, brilhando os filmes novos caminhos que são: as indústrias, a pecuária, a sericicultura, feito pelas mãos desse povo laborioso e ordeiro. Aqui também o autor conclama a todos os terraboense a irem à luta com garra, determinação, com arrojo, para que Terra Boa seja destaque no contexto Estadual e Nacional, traduzindo-se num orgulho para nós e para e para nosso Estado.

Skip to content