Geografia

A PAISAGEM QUE NOS RODEIA

Terra Boa possui uma paisagem heterogênea (diferente), apresenta vegetação nativa composta por espécies de Floresta Estacional Semidecidual, devido a seu clima Subtropical Úmido (verões quentes e úmidos, invernos frios e secos).

Com o desenvolvimento urbano, nossa paisagem ganhou novas formas, que de maneira equilibrada dividiu o espaço com nossas verdes matas, apresentando assim uma paisagem equilibrada com espaços naturais preservados e ambientes urbanizados.

A superfície é formada por diferentes paisagens.

Na Terra há partes sólidas e líquidas. As partes sólidas recebem diversos nomes de acordo com o seu relevo. As partes líquidas são as águas dos rios, lagos, mares e oceanos.

O RELEVO

A paisagem de um município pode possuir diferentes componentes. Há lugares mais altos, outros que ficam mais próximos a rios, alguns possuem áreas verdes, etc.

A paisagem do nosso município é formada por planaltos, apresentando superfície irregular, lugares mais elevados, planos ou acidentados, mais ou menos 635 metros acima do nível do mar.

O SOLO

O solo é o que chamamos de terra. Nele vive a maioria das plantas e dos animais. As plantas protegem o solo. Quando os vegetais são arrancados, a chuva forte e o vento acabam estragando o solo. Para evitar erosão ao solo terraboense foram adotados práticas de conservação dos solos.

O solo terraboense apresenta as seguintes características: Latossolo Vermelho Escuro, Latossolo Roxo, Argiloso Vermelho – Amarelo, Areia Quartzosa e solo Litólico.

O CLIMA

O tempo muda no decorrer do ano. Os dias são diferentes. Em alguns dias faz calor, em outros faz frio ou chove.

Quando falamos no tempo, estamos nos referindo ao estado do ar naquele momento ou num curto período (horas ou dias) e numa área não muito grande.

Não é fácil prever o tempo. No entanto, podemos perceber épocas do ano em que chove mais, as mais quentes e as mais frias.

Quando falamos sobre a regularidade com que os fenômenos do tempo ocorrem no decorrer do ano, estamos nos referindo ao clima.

Para definir um clima, levamos em consideração três fatores: a temperatura, a quantidade e o regime das chuvas.

No Brasil, ocorrem três tipos de clima: equatorial, tropical e subtropical. Terra Boa apresenta os tipos de clima tropical e subtropical.

O clima tropical tem duas estações bem diferenciadas. Os verões são quentes e chuvosos e no inverno quase não chove.

O clima subtropical apresenta chuvas bem distribuídas no ano inteiro. As estações do ano são bem diferenciadas e o inverno costuma ser rigoroso.

A VEGETAÇÃO

O município de Terra Boa encontra-se nos domínios fitogeográficos de Floresta Estacional Semidecidual (FES). Segundo o levantamento fitogeográfico feito por Maack (1950), a cobertura vegetal original da mesorregião Noroeste era formada em 98% por FES, sendo que, desta formação, 83,2% era original, 4,6% estava alterada e 10,2% era do tipo FES aluvial, 1,8% por Campos Inundáveis e 0,2% por Estepe. Os desmatamentos ocorridos decorrentes da ocupação do território determinaram uma redução nos recursos florestais, restando atualmente apenas 101.875,80 hectares de cobertura florestal, que correspondem a 4,1% da cobertura original da região. O total da área florestal ainda existente representa 4,0% da cobertura florestal nativa.

O Brasil é um país muito grande e em sua superfície aparecem diversos tipos de vegetação, tais como: florestas ou matas, campos, cerrados, caatingas e pantanal.

A vegetação varia de acordo com o clima e o solo da região. O conjunto de plantas típicas (vegetação) de uma região é também chamado de flora.
A vegetação predominante de Terra Boa é Floresta Tropical, ou seja, apresenta árvores altas e uma grande variedade de tipos de plantas.

NOSSAS RESERVAS

Os recursos naturais são de fundamental importância para a vida do ser humano. Em nosso município temos algumas reservas destinadas à preservação de recursos naturais.

Outrora nosso município era coberto pela pujante floresta, hoje possui uma área estimada de matas de apenas 4.520,17 hectares, onde maior parte destas matas está situada às margens do Rio Ivaí, em fazendas pertencentes à Companhia Melhoramento e matas ciliares. É importante lembrarmos que hoje, os nossos produtores rurais, estão aos poucos se conscientizando da necessidade de preservação ambiental fazendo a recuperação das matas ciliares, com espécies nativas da nossa flora onde além de estabelecer as espécies nativas da nossa flora original cria ambiente favorável, para o desenvolvimento da fauna.

A estimativa da área ocupada por matas no Município de Terra Boa, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura é de:
Pertencentes a CMNP (Companhia Melhoramento Norte do Paraná) 4.520,17 Ha
Preservação Permanente (Mata Ciliar) 1.360,78 Ha
Remanescentes na Sede do Município 46,83 Ha
Outros Remanescentes 108,90 Ha
Total 6.036,68 Ha

AS AÇÕES DE PRESERVAÇÃO

Hoje em dia, há muita gente preocupada com a destruição da vegetação. Grupos ecológicos e Conselhos de meio ambiente têm sido criados para orientar e defender a natureza das agressões humanas. Eles querem recuperar as áreas devastadas e criar áreas protegidas da destruição.

Uma das maneiras de recuperar as áreas verdes é o reflorestamento com espécies nativas do nosso bioma.
Dentre as várias formas de proteger e preservar a nossa vegetação, é criar reservas florestais. As reservas são criadas por lei e visam à proteção da fauna e flora locais.

A proteção ambiental da mata ciliar é uma grande preocupação para o nosso município e através da Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965, art. 2º (código florestal), considera-se de preservação permanente, as florestas e demais formas de vegetação natural situada:

a) Ao longo dos rios ou de outro qualquer curso, em faixa marginal;
b) Ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d’águas naturais ou artificiais;
c) Nas nascentes, mesmo nos chamados olhos d’águas, seja qual for a sua situação topográfica;
d) No topo dos morros, montes, montanhas e serras;
e) Nas encostas ou parte destas, com declividade superior a 45º, equivalente a 100% na linha de maior declive;
f) Nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadores de mangues;
g) Nas bordas dos tabuleiros ou chapadas;
h) Em altitude superior a 1.800 (um mil e oitocentos) metros, nos campos naturais ou artificiais, as florestas nativas e as vegetações campestres.

O município de Terra Boa conta com grande parceiro para as ações ambientais, o COMAT (Conselho Municipal de Meio Ambiente), com ações voltadas a preservação de nosso ambiente.

A HIDROGRAFIA

A maior parte da superfície do Planeta Terra é ocupada pelas águas dos mares e oceanos.

Essas águas são muito importantes para a vida, pois a maior parte do oxigênio do planeta é produzida nos mares. Sem oxigênio, a vida na Terra seria impossível.

Também existe grande quantidade de água nas áreas não cobertas pelos oceanos e mares. São chamadas águas doces, dos rios e dos lagos.

As fontes de água doce sempre tiveram importância vital para os seres humanos. Se não bebermos água, morreremos.

Quando os seres humanos passaram a cultivar alguns alimentos, eles o fizeram próximo aos rios, porque, além dos vegetais necessitarem de água, as áreas mais próximas aos rios são mais férteis.

O rio também sempre foi fonte de alimento, por meio da pesca de peixes e crustáceos. Além disso, muitos rios são usados como vias de transporte.

Para as cidades, os rios também são muito importantes, pois fornecem água para residências, hospitais, indústrias, escolas e outros. A energia elétrica que usamos é gerada em usinas hidrelétricas. Essas usinas geram energia a partir da força da água represada de um rio. Nosso município é banhado pelos rios São Mateus, Taquarimbé, Rio Ivaí e Ribeirões: Cananéia, Pilarzinho, Azul, Ibertioga, Agar e outros.

Skip to content