CRAS

 CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – JOÃO PAULO DA CRUZ

O CRAS é uma unidade pública de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do SUAS, que são um conjunto de ações destinadas à prevenção de situações de vulnerabilidades social, visando a redução, superação, emancipação, autonomia e melhoria na qualidade de vida da população atendida.

O principal serviço desenvolvido pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que consiste em um trabalho com famílias de caráter continuado, com a finalidade de fortalecê-las em sua função protetiva; prevenir rompimentos de vínculos familiares e comunitários; promover a autonomia das famílias, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, entre outras. Entre os serviços executados pelo CRAS estão:
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adultos e Idosos ;
Acolhida (escuta e atendimento qualificado);
Visitas técnica em domicilio;
Concessão de Benefícios Eventuais: cesta básica, auxílio funeral, auxílio natalidade, segunda via de documentação civil;
Orientação, encaminhamentos para a rede socioassistencial e outras políticas públicas de garantia de direitos;
Acesso Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Cadastro Único;
Benefício de transferência de Programa Bolsa Família;
Benefício de transferência Cartão Comida Boa
Agendamento e encaminhamento para o INSS,
Programa Criança Feliz – Primeira Infância no SUAS;
Programa Nossa Gente Paraná;
Programa Caixa d’água Boa;
Ações comunitárias, eventos e campanhas de prevenção, promoção e proteção.

Coordenadora: Katia Beatriz de Sousa
Endereço: Rua Silvio Curione, 161
Telefone: (44) 3641-3744
Horário de atendimento: 08:00h às 11:30h e 13:00h às 17:00h


CADASTRO ÚNICO – CAD ÚNICO

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm:
• Renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou
• Renda mensal total de até três salários mínimos.
O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados de cada um dos componentes da família.
Por meio de um sistema informatizado o Governo Federal, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.
Estes dados podem também ser utilizadas pelos governos estaduais e municipais para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando o desenvolvimento de políticas sociais locais.
Principal ferramenta de acesso aos programas sociais, dentre eles: Bolsa Família, Carteira do Idoso, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada-BPC, Programa Minha Casa Minha Vida, Aposentadoria para Donas de Casa, Telefone Popular, Isenção de Taxas para Concursos Públicos, Programa Estadual Leite das Crianças, Auxílio Gás, ID Jovem, Cartão Comida e outros que venham a ser instituídos pelo governo Federal, Estadual e Municipal.

Coordenador: Frederico Irves
Endereço: Rua Presidente Tancredo de Almeida Neves, 240
Telefone: (44) 3641-3744
Horário de atendimento: 08:00h às 11:30h e 13:00h às 17:00h
E-mail: bf@terraboa.pr.gov.br

 

Skip to content