A Secretaria Municipal da Fazenda atua de forma direta e contínua na rotina da Prefeitura, procurando atender a política econômica e financeira do município, realizando atividades inerentes ao gerenciamento da administração dos bens, das receitas, despesas e das rendas do Município, assegurando o lançamento, a fiscalização e a arrecadação dos tributos.
Têm por objetivo a constante evolução dos processos e procedimentos modernos para garantir a eficiência, a eficácia e o atendimento nas atividades atribuídas pelo Chefe do Poder Executivo Municipal.
Assessorar as unidades do Município em assuntos de contabilidade, acompanhar a elaboração de balancetes, demonstrativos e balanços, apresentando-os ao Chefe do Poder Executivo Municipal nos prazos determinados, bem como acompanhar a publicação dos informativos financeiros determinados pela Constituição Federal.
Acompanhar a escrituração do movimento de entrada e saídas de valores, a contabilização do patrimônio mobiliário e imobiliário do Município.
Promover estudos com a finalidade de identificar falhas na legislação tributária, pelos trabalhos de fiscalização e propondo as alterações necessárias.
Garantir o fornecimento de certidões negativas de tributos municipais, boletos, notas fiscais eletrônicas, alvarás, carnês de IPTU e quaisquer outras relativas à arrecadação e tributação.