A Prefeitura de Terra Boa iniciou, nesta semana, a instalação de placas fotovoltaicas na sede do Paço Municipal. Até o fim do mês, a implantação será estendida a outros oito espaços públicos. A medida busca gerar energia limpa e reduzir os gastos com eletricidade — atualmente, a conta mensal de energia elétrica do Executivo gira em torno de R$ 100 mil.
A previsão é que, até o final deste mês, todos os equipamentos estejam instalados e em funcionamento nos seguintes locais: sede do Paço Municipal, Centro Municipal de Educação Infantil Tia Maria, Escolas Municipais Monteiro Lobato, Princesa Isabel e Irene Mendes, Unidade de Saúde Miguel Alves, Estádio Municipal Ailton José dos Reis e Ginásios de Esportes Arnaldo Zampieri e José Safira.
Com a operação das nove usinas solares, a expectativa é de uma redução significativa na conta de energia. Os recursos economizados serão direcionados para ações e projetos que visem melhorar a qualidade de vida dos terraboenses.
“Este é um projeto estratégico para tornar Terra Boa referência em sustentabilidade e gestão eficiente de recursos. Cada usina instalada representa menos gastos para o município e mais investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. Nosso objetivo é ampliar essa tecnologia para que, em poucos anos, todos os prédios públicos sejam abastecidos com energia limpa”, destacou o prefeito Valter Peres.
O investimento total é de R$ 749 mil, financiado em parceria pelo programa Itaipu Mais que Energia, com contrapartida do município, por meio de recursos livres, e apoio da Caixa Econômica Federal.