Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Terra Boa – Paraná realizou na ultima segunda – feira (02/12/2022), no Centro de Convivência do Idoso, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O evento teve por objetivo promover a ampla mobilização social para reflexão e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, além de traçar propostas de enfrentamento às consequências das violências desse público.
O tema central da Conferência abordou a “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: “violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.” Os eixos temáticos discutidos foram:
Eixo 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia;
Eixo 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19;
Eixo 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;
Eixo 4: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
Eixo 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia da Covid-19.
Estiveram presentes as autoridades: Excelentíssimo Senhor Prefeito Edmilson Pedro de Moura, Excelentíssimo Senhor Doutor Vinícius Bento Galli e diversas lideranças que trabalham com crianças e adolescentes no município.
A Secretária de Assistência Social, Senhora Roze Cavalline de Moura, citou que as Conferências Municipais são importantíssimas para a vida das famílias das crianças e dos adolescentes, que através delas que se definem políticas públicas que vão influenciar no desenvolvimento desses futuros cidadãos, líderes e autoridades.
A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cristiane Borba M. de Oliveira, salientou que as Conferências são espaços democráticos com a participação da comunidade que os oportuniza trazer suas demandas e necessidades, para à implementação de serviços, programas e projetos de atendimento a crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.
A palestra Magna, foi ministrada pelo Pedagogo e técnico do Escritório Regional Secretaria da Justiça, Família e Trabalho –SEJUF, Sidney de Souza, que possui com vasta experiência na área.
Em 22/11/202 aconteceu a PRÉ-CONFERÊNCIA no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Jaime e Antonio Mantavam, o evento tem como objetivo discutir propostas como etapa preliminar para a 12ª Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.