Equipe do Hospital Municipal de Terra Boa já fez quase 24 mil atendimentos em 2023

O Hospital Municipal São Judas Tadeu de Terra Boa já atendeu, somente neste ano, um total de 23.762 pessoas. Os dados são do Relatório de Agendamento e Triagem de Enfermagem do hospital, colhidos de 1º de janeiro à primeira quinzena de novembro de 2023.

De acordo com a direção, o hospital utiliza um método de atendimento baseado no Protocolo de Manchester, que classifica – ainda na triagem – o grau de urgência dos sintomas do paciente, selecionando rapidamente uma cor para cada situação de risco. Dentro de cada cor da classificação há um tempo de espera, que o médico tem que fazer o atendimento. Mas se houver uma emergência a atenção de toda a equipe tem que ser para casos graves.

Pelo Protocolo, a cor Vermelha é para emergência (necessita de atendimento imediato); cor Laranja: muito urgente (necessita de atendimento praticamente imediato) até 10 minutos de espera; cor Amarela: urgente (necessita de atendimento, mas pode aguardar) até 50 minutos de espera; cor Verde: pouco urgente (pode aguardar ou ser encaminhado para outros serviços de atendimento) até 120 minutos de espera; cor Azul: Não urgente (pode aguardar ou ser encaminhado para outros serviços de atendimento) até 240 minutos de espera.

É válido lembrar que a média de espera para os atendimentos é muito menor do que o classificado. “Para pacientes normais [classes verde e azul] a média de espera é de até 49 minutos, emergências e urgências em até 8 minutos. Esses números são registrados após o atendimento, quando o médico coloca no sistema o término do trabalho, ou seja, o paciente já foi atendido quando é registrado”, o que significa que o tempo de registro no sistema é muito maior do que a espera real.

A direção informa ainda que “há momentos que demora um pouco mais porque o médico está atendendo um caso grave. Por exemplo, um paciente que recebeu o protocolo verde poderia esperar até 3 horas, pois seu caso não é grave e porque ele pode esperar, mas nós atendemos antes disso se não houver nenhuma emergência em curso”.

O hospital, mesmo sendo para uso emergencial, atende muito mais casos de Atenção Primária à Saúde. O horário campeão em atendimentos em 2023 é das 12h às 19h, com 9.815 atendimentos, desses apenas 14 foram emergências e 55 muito urgentes; os outros casos foram pouco urgentes. Já o período da manhã, das 06h às 12h houve 6.828 atendimentos em 2023, sendo apenas 11 emergências e 24 muito urgentes.

O paciente chega ao hospital e faz uma ficha e logo após é feita a triagem pela enfermagem e o tempo é rápido, a não ser que haja uma emergência. Um profissional avisa os pacientes sobre o tempo de espera, pois há uma emergência em curso. De acordo com a direção pode ser uma parada cardíaca, um acidente, um paciente convulsionando, o que pede mais atenção de todos os profissionais. Rotineiramente é feita a ficha e são alguns minutos até acontecer a triagem.

É comum do Hospital Municipal o atendimento de mais de 70 pacientes/dia, o que é muito para qualquer hospital de município do porte de Terra Boa. Muitos casos poderiam ser resolvidos no posto de saúde, inclusive com agendamento antecipado, mas as pessoas preferem o hospital porque é mais rápido, o que sobrecarrega o atendimento e gera críticas por parte de alguns usuários. Algumas pessoas classificadas como não urgentes podem, em casos de uma emergência em curso, ficar mais de duas horas na espera, principalmente em um período em que há muita procura. Nos finais de semana, já houve dias em que aconteceram mais de 90 atendimentos/dia.

Os números do relatório revelam que, de janeiro a novembro de 2023, cerca de 19.921 pacientes foram classificados como pouco urgentes e 1.088 classificados como normais, ou seja, 21.009 pessoas poderiam ser atendidas em outras unidades de saúde.

Assessoria PMTB