Nesta quarta-feira, dia 10, no Centro Cultural Alécio Rampazzo Soccal, realizou-se a Cerimônia de Posse dos membros do Conselho Tutelar do Município Terra Boa. O novo colegiado foi eleito por meio do processo eleitoral unificado, ocorrido em 01 de outubro de 2023, sendo organizado pela Comissão Especial Eleitoral e pelo CMDCA, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, atuando como a primeira linha de defesa quando esses direitos são ameaçados ou violados, além de agir de forma preventiva para evitar que situações de risco se agravem.
A posse foi conduzida pelo chefe do poder executivo municipal, para o Quadriênio 2024/2028. O Conselho Tutelar será composto por Edineuza de Souza Galhardo, Elizangela Andrea da Silva, Catarina Aparecida Maruti Milagres, Amerson Aparecido da Costa e Ana Claudia Facioli de Souza. Houve também a diplomação dos Suplentes Rafaela Zachi, Rosangela Gomes Ferreira, Luiz Fernando Ponticeli, Vânia Moreira Barboza, Marcos Vinicius Viana dos Santos e Dulcelaine Souza dos Santos.
O Prefeito Municipal, Edmilson Moura, enfatizou a importância do Conselho Tutelar na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, ressaltando a atuação do órgão na defesa quando esses direitos são ameaçados ou violados, reforçando o compromisso da gestão com a proteção das crianças e adolescentes.
A solenidade contou com a presença da Secretaria Municipal de Assistência Social, Roze Moura, do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Senhor Valdir de Souza Barros, do Sargento Roberto Valeriano Costa, dos vereadores Fabiano Macedo Cardoso (Presidente da Câmara), Sergio Ricardo Colonello, Wilson Wanderlei Esposto, Pedro Fideles Pereira Neto, Valdeci Alves de Souza, Aparecido da Silva, além de outras autoridades, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretários, Diretores de Departamento, Coordenadores, Chefes de Divisão, familiares e a população em geral. Os novos conselheiros tutelares participaram de uma capacitação voltada ao atendimento de crianças e adolescentes na segunda quinzena de janeiro.