Prefeitura de Terra Boa recebe título de gestão de excelência no Índice Firjan de Gestão Fiscal

Na última segunda-feira, 30, foi divulgado o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que destacou Terra Boa como um dos municípios com a melhor gestão fiscal no Paraná e no Brasil. Em 2023, o IFGF avaliou as finanças de 5.240 cidades e classificou Terra Boa entre os 21,9% que apresentam uma “Gestão de Excelência”.

A pontuação do IFGF varia de 0 a 1, com valores próximos de 1 indicando uma gestão de excelência. Terra Boa alcançou um índice de 0,81 no indicador geral da avaliação, que considera a liquidez das contas públicas, mostrando a capacidade de honrar suas obrigações, os gastos com pessoal, que refletem a rigidez do orçamento, o indicador de autonomia financeira, que avalia se o município consegue financiar sua administração, e os investimentos, que medem o poder de competitividade do município. Terra Boa obteve nota máxima em Gastos com Pessoal e Liquidez das Contas Públicas.

O IFGF, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, analisa a saúde fiscal dos municípios em quatro áreas: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. A situação financeira dos municípios no Brasil é preocupante; em 2022, mais de 40% enfrentaram dificuldades. Em 2023, 1.570 prefeituras não conseguiram se manter, e 1.066 estavam em situação crítica devido a altos gastos com pessoal. Em contraste, Terra Boa se destacou ao demonstrar um controle eficiente das contas públicas e uma sólida saúde financeira, resultados alcançados sob a liderança do prefeito Edmilson Moura e sua equipe.

O prefeito Edmilson Moura comentou a divulgação dos resultados positivos de sua gestão à frente da prefeitura de Terra Boa: “Terra Boa se destaca por sua gestão responsável. Contamos com uma equipe de finanças altamente competente, liderada pela nossa secretária de Fazenda, Simone Aparecida Mari Bento. O bom desempenho financeiro resulta de um planejamento cuidadoso e da priorização de recursos, fundamentais para garantir a saúde fiscal do município. Contra números, não há argumentos; eles refletem o trabalho responsável de todos”, ressaltou o prefeito.