Programa Paraná em Ação é Sucesso em Terra Boa

O Município de Terra Boa recebeu durante os dias 8,9 e 10 de março de 2023 o Programa Paraná em Ação, o projeto é uma realização do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUF) e Prefeitura Municipal, com a finalidade de oferecer serviços gratuitos que promovam cidadania, defesa e garantia dos direitos e a inclusão social da população.

Durante o Paraná em Ação foram prestados serviços como: emissão de documentos, identidade, CPF, carteira de trabalho; Orientações jurídicas; Tarifa social de água e luz; Cartão do autista; Orientação do Nota Paraná; Banco de Fomento; Workshop Smartphone para idosos acima de 50 anos; Atendimentos e orientações das politicas publicas municipal e do sistema de defesa e garantia de direitos. Contou também com os serviços ofertados da Cohapar – Companhia de Habitação do Paraná; PMPR – Policia Militar do Paraná, Policia Civil, PRF – Policia Rodoviária Federal; Policia Ambiental; Corpo de Bombeiros; PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência; CIEE – Centro de Integração Empresa- Escola, IIPR – Instituto de Identificação do Paraná; DETRAN – Departamento de Trânsito do Paraná, Delegacia da Mulher, SANEPAR – Companhia de Saneamento do Paraná e Copel – Companhia Paranaense de Energia.

A Secretaria de Assistência Social ofertou atendimentos, informações e orientações dos serviços, programas e projetos realizados pelo CRAS, Cadastro Único, Centros de Convivências, Proteção Social Especial, Programa Criança Feliz e Conselho Tutelar.
A Secretária de Saúde realizou diversos atendimentos, como Teste rápido (Sífilis, HIV, Hepatite B, Hepatite C), Aferição de pressão arterial; Glicemia capilar; Stander da Vigilância Sanitária, que contava com exposição e orientação sobre a Dengue e outros vetores.
Já Secretária de Educação e Cultura ofertou ações em Oficinas, recreação com brinquedos e atração musical.
As ações da Secretária do Meio Ambiente nortearam na Orientação da Educação Ambiental; Distribuição de mudas de arvores frutíferas, cartilhas e panfletos.
Foi realizado pela Secretária de Esportes, futsal e vôlei de areia, orientação sobre a importância da atividade física na qualidade de vida.
A Secretária da Assistência Social, Rose Moura, que participou ativamente da organização da feira, elogiou o trabalho dos funcionários e de todos os parceiros do Paraná em Ação. “O evento superou as expectativas, principalmente quanto ao número de pessoas que visitaram a feira. Mais de 2 mil pessoas receberam os serviços gratuitos. Quero agradecer a todos que contribuíram, pois esta é uma ação que traz dignidade e inclusão social para a população”, afirmou a secretária.

O Prefeito Edmilson Moura falou sobre a importância da feira para o município. “Esta foi uma oportunidade para a população acessar e regularizar seus documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho e ainda buscar orientação e informação dos serviços ali prestados. Quando buscamos a parceria com o Governo do Paraná para trazer o Programa para Terra Boa o principal objetivo era atender quem mais precisa nas demandas de inclusão social e defesa de direitos, e hoje tenho certeza que atingimos nosso objetivo olhando o sucesso que foi o programa durante os três dias”. Disse o prefeito.