Notícias

Terra Boa realiza a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

No último dia 18, Terra Boa sediou a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, um evento coordenado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social. A conferência teve como objetivo debater e propor ações para erradicar a fome e garantir direitos por meio de uma alimentação saudável, democracia e equidade.

Com o tema central “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, a conferência abordou três eixos temáticos fundamentais: determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas para garantir o direito humano à alimentação adequada; e democracia e participação social.

A palestra magna foi ministrada por Selfa Barbosa Vilela, graduada em serviço social, com especialização em gestão social e atualmente ocupando o cargo de Secretária de Assistência Social em São Tomé. Selfa também é Conselheira Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional CONEA-PR, além de coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional CORESAN da Amenorte – Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná.

As conferências municipais de segurança alimentar e nutricional são espaços democráticos que reúnem representantes do poder público e da sociedade civil, visando contribuir para a implementação de políticas públicas efetivas. O objetivo é avaliar o que já foi realizado e propor novas ações e metas para atender as demandas identificadas.

Rose Moura, Secretária Municipal de Assistência Social e presidente da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional, destacou a importância de abrir espaço para discussões sobre alimentação. Ela ressaltou a qualidade dos alimentos como o ponto central quando se fala em “comida de verdade”. “Acreditamos que todos têm o direito de ter acesso a essa comida verdadeira. Nosso papel é trabalhar para que essa seja a realidade de nossa população”, afirmou Rose.

O Prefeito Edmilson Moura enfatizou a necessidade de criar políticas públicas sólidas que atendam às demandas da população. Ele lamentou a existência de pessoas que ainda enfrentam insegurança alimentar nos dias atuais e destacou os programas em andamento, como o Programa Vida Verde e as hortas comunitárias, que visam combater esse problema. O prefeito parabenizou a equipe da Secretaria de Assistência Social pelo trabalho desenvolvido na área.

A IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Terra Boa foi um importante passo para promover o debate e a conscientização sobre a importância de garantir a alimentação adequada para todos os cidadãos. Com a participação ativa de representantes do poder público e da sociedade civil, espera-se que novas ações sejam implementadas para combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional no município.

 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Skip to content