Terra Boa entre as 20 melhores do Paraná no Índice de Transparência da Administração Pública 2022

Terra Boa ocupa 20ª lugar no índice de Transparência da Administração Pública em 2022

Divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), o índice de Transparência da Administração Pública 2022 (ITP 2022) colocou a Prefeitura de Terra Boa entre as 20 melhores do Paraná na Transparência.

Com a nota de 99,33 %, Terra Boa ficou a frente ate mesmo da capital Curitiba, com uma diferença de 0,55%. O prefeito de Terra Boa, Edmilson Moura, destaca que o resultado é reflexo de um trabalho constante e efetivo da administração municipal. “Seguimos em uma ótima posição no índice, houve um aumento significante de mais de 12,09%, desde o último ranking, só em nossa gestão o crescimento da transparência atingiu-o 24,78%”.

O levantamento leva em consideração transparência administrativa, financeira, boas práticas, usabilidade e se as prefeituras fornecem dados de forma atualizada e acessível, um dos trabalhos que vem sendo feito em 2022 pela Secretaria da Fazenda.

O indicador analisa os portais da transparência de todos os 399 municípios do estado, e avalia se as prefeituras fornecem dados relativos à transparência administrativa e financeira de forma atualizada, e se facilitam o acesso à informação.
Essa foi a terceira edição do índice do TCE, que avaliou os municípios por meio de um questionário eletrônico composto por 159 itens, encaminhado às prefeituras em agosto do ano passado. Depois de respondidos, os itens eram checados pela equipe do TCE-PR em parceria com a Universidade Positivo.
No questionário, as cidades deviam indicar o caminho que a população precisaria seguir para encontrar informações relativas à transparência administrativa, financeira e passiva, e se todos esses dados estavam disponibilizados nos portais da transparência. Na análise, também foi considerada a usabilidade do portal, levando em conta se o site é intuitivo e bem organizado.