Terra Boa realiza 15ª Conferência Municipal de Saúde

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Terra Boa realizou, na quinta-feira, 23, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Terra Boa. A Conferência reuniu usuários, trabalhadores da área e gestores para debater o tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia– Amanhã vai ser outro dia”. A Palestra foi ministrada pela Coordenadora Técnica do COMSEMS-PR, Marina Ricardo Martins, com a participação do representando da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão Luiz Carlos Ferreira.

O momento contou ainda com a divisão de grupos para discussão das seguintes temáticas: eixo I – “A Terra Boa que Temos a Terra Boa que Queremos”; eixo II – “O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas”; eixo III – “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e eixo IV – “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

As propostas aprovadas na conferência de Terra Boa agora devem compor o relatório final do evento que será entregue a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão para a Conferência Estadual de Saúde e posteriormente as propostas aprovadas devem seguir e serem apresentadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde, em Brasília. Todas as propostas apresentadas já de imediato devem compor o Plano Municipal de Saúde em busca de avanços da saúde do município.

O Prefeito Edmilson Moura participou da abertura e destacou a importância da conferência. “Este é um momento muito importante para a saúde do município. De discutir, ouvir e buscar as melhorias que o sistema de saúde da nossa cidade merece. Avançamos muito, temos nos esforçado diariamente. Mas há novos desafios. E estamos dispostos a seguir trabalhando para encontrar as soluções, sempre tendo em vista atender bem as pessoas”, explicou o gestor do município.

Ao final da conferência foi realizada a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde para gestão 2023/2026, a nomeação do presidente deve ocorrer no dia 05 de abril quando o prefeito municipal dará a pose aos novos conselheiros. O Conselho tem a função de exercer o controle, o planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, fundo esse para onde são destinados os recursos a serem gastos com a saúde no município.