A Prefeitura de Terra Boa realizou, na tarde desta quarta-feira, 23, a 1ª Conferência Municipal da Cidade. O encontro foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. A Conferência da Cidade é um instrumento de gestão democrática da política urbana, cujo principal objetivo é promover a mobilização, sensibilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil sobre temas relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
O evento contou com palestras da arquiteta e urbanista Lohary Martins San’tana e do engenheiro civil Lucas Ribeiro Costa, ambos servidores do município, com atuação direta em obras e projetos locais.
Após as palestras, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho para debater e propor melhorias às políticas públicas do município. As propostas foram apresentadas em plenária. Ao final, os palestrantes destacaram a importância do engajamento contínuo da população no processo de construção e acompanhamento das políticas públicas.
Também foram escolhidos os delegados que representarão Terra Boa na Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá em Foz do Iguaçu, no mês de junho. Eles levarão as contribuições locais para o debate na etapa estadual.
Todas as decisões tomadas após as deliberações da 1ª Conferência Municipal da Cidade, com o detalhamento das proposições aprovadas e a relação de delegados, serão divulgadas em formato de decreto municipal, a ser publicado no Diário Oficial do Município no prazo de até cinco dias.
Estiveram presentes na conferência o vice-prefeito Valdir Polli, secretários municipais, servidores públicos, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Terra Boa, presidentes de entidades e representantes da sociedade civil, reforçando o compromisso coletivo com o planejamento e o desenvolvimento urbano do município.